Bibliografia‎ > ‎Livros‎ > ‎

Nacionais

Psicologia do Trânsito e Transporte: Manual do Especialista

postado em 17 de dez. de 2019 20:04 por Fábio de Cristo   [ 17 de dez. de 2019 20:06 atualizado‎(s)‎ ]

Psicologia do Trânsito e Transporte: Manual do Especialista
Organizador: Fábio de Cristo
Referência: 2019, 439p., Vetor Editora.
Descrição: Nota-se a lacuna com relação aos manuais voltados aos (futuros) especialistas em psicologia do trânsito e transporte que viabilizem a prática considerando um escopo amplo de intervenções. O livro é composto por 15 capítulos teórico-práticos que sugerem “como fundamentar” e ensina o “como fazer”. Buscou-se dar visibilidade e mais subsídios para a ampliação da atuação, contemplando atribuições potenciais ou que necessitam consolidação no trânsito e no transporte. Dezessete destacados profissionais e pesquisadores do Brasil, da Argentina e dos Estados Unidos da América colaboraram abordando temas e relatando experiências práticas. Por meio de múltiplos olhares, não só do campo da psicologia, como também da medicina, da sociologia e da arquitetura e urbanismo, todos contribuíram para expandir a formação e as possibilidades de atuação do psicólogo. Livro capa dura. Sumario online disponível aqui.

Transitando pela Psicologia do Trânsito no Brasil: Ontem, hoje e amanhã

postado em 17 de dez. de 2019 19:51 por Fábio de Cristo   [ 17 de dez. de 2019 19:58 atualizado‎(s)‎ ]

Transitando pela Psicologia do Trânsito no Brasil: Ontem, hoje e amanhã
Organizadores: Juliana Guimarães; Patrícia Sandri; Ricardo Hegele
Referência: 2019, 192p., Evangraf.
Descrição: Aborda a história da psicologia de trânsito no Brasil e em vários estados, tratando de assuntos como a atuação e a importância da avaliação psicológica pericial, direção e uso de telefone celular, funções executivas e direção veicular em idosos e mobilidade urbana.

Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) em políticas públicas de mobilidade humana em trânsito

postado em 17 de dez. de 2019 19:41 por Fábio de Cristo   [ 17 de dez. de 2019 19:46 atualizado‎(s)‎ ]

Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) em políticas públicas de mobilidade humana em trânsito
Autor:
Conselho Federal de Psicologia
Referência: 2018, 180p., CFP.
Descrição: Elaborado no âmbito do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). Estas Referências demarcam o posicionamento do CFP em relação ao tema, em consonância com deliberações do 9º Congresso Nacional de Psicologia (CNP) e reafirma o compromisso da categoria com os Direitos Humanos nos processos de mobilidade. Documento gratuito disponível online.

Baralho do medo de dirigir: Autoconhecimento e Psicoeducação

postado em 22 de mar. de 2019 16:00 por Fábio de Cristo   [ 17 de dez. de 2019 19:40 atualizado‎(s)‎ ]

Baralho do medo de dirigir: Autoconhecimento e Psicoeducação 
Autores: Marina Marcon; William Fiuza
Referência: 2019, 44p., Sinopsys Editora.
Descrição: Este é o primeiro baralho desenvolvido no Brasil com o objetivo de auxiliar profissionais de psicologia no tratamento de pessoas que têm medo de dirigir. Por meio de quatro categorias de cartas - pensamentos sabotadores, pensamentos disfuncionais, reações físicas e estratégias de enfrentamento -, que podem ser usadas de diversas formas, o baralho é um recurso para ajudar na psicoeducação, autoconhecimento e estimulação de novas formas de interpretar o trânsito e a própria capacidade na direção (texto retirado do site da editora).

Psicologia do Tráfego: Características e desafios no contexto do MERCOSUL

postado em 25 de mai. de 2018 23:15 por Fábio de Cristo   [ 25 de mai. de 2018 23:16 atualizado‎(s)‎ ]

Psicologia do Tráfego: Características e desafios no contexto do MERCOSUL 
Organizador: Conselho Federal de Psicologia
Referência: 2016, 132p. Editora CFP.
Descrição: A presente publicação é dirigida aos psicólogos do Brasil com objetivo de descrever as ações realizadas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) , junto as comissões de Trânsito e Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP), durante a 2ª Conferência de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e que ocorreu em Brasília em novembro de 2015. Naquela oportunidade, a proposta aceita de seminário pré-evento apresentada pelo CFP, denominou-se de Proposição de indicadores comportamentais de segurança e os seus impactos na avaliação psicológica para o trânsito. Para tanto, foram convidados psicólogos representantes de cada região geopolítica do País, Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia, Entidades de Pesquisa do Brasil (Universidades, autarquias e afins). Professores de universidades latino-americanas (Argentina, Uruguai e Brasil), membros de Instituições regionais de trânsito (Detrans, Ciretrans e Gerenciadoras de Trânsito e Transporte do Brasil). O objetivo visou a apresentação de propostas para possibilitar a integração latino-americana por meio de representantes do Mercosul na discussão de propostas conjuntas de segurança viária; sensibilizar aos diversos atores do sistema de mobilidade humana terrestre a definição de indicadores de segurança viária, e implementar uma rede de investigação com instituições governamentais, de ensino e pesquisa e de empresas privadas para o desenvolvimento de mecanismos de cooperação técnico-científica. Em um dia de muito trabalho, três grupos foram definidos e os trabalhos realizados atenderam três grandes temas: investigações e resultados quanto à mobilidade, ações técnico-profissionais em Psicologia e estratégias políticas para Mobilidade. Foram realizadas diversas propostas junto aos grupos, que serão objeto de ações do CFP nos próximos semestres. Desta forma, organizou-se a constituição de um livro sobre principais temas da área. Este livro eletrônico, distribuído a todos os psicólogos do Brasil, e também encaminhado ao Uruguai e Argentina, pode dar uma ideia da atualidade da temática abordada ao longo do seminário. E é este material que o 16º Plenário quer dividir com os colegas de todo o país, inspirando-os no desenvolvimento e fortalecimento da Psicologia no Brasil.

Observação: É um livro online (e-book) gratuito, sendo possível baixar o PDF aqui.

Psicologia no Tráfego: Questões e atualidade

postado em 25 de mai. de 2018 23:06 por Fábio de Cristo   [ 25 de mai. de 2018 23:23 atualizado‎(s)‎ ]

Psicologia no Tráfego: Questões e atualidade 
Organizador: Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit)
Referência: 2017, 222p., 
Volume 1, Coleção: Psicologia no Tráfego 6 Volumes, Editora CRV
Descrição: Esse livro é o fruto do esforço de especialistas altamente capacitados e conhecedores da área de psicologia de tráfego e se torna um importante ponto de mudança em resposta à demanda existente de qualificação daqueles que atuam ou pretendem atuar em psicologia de tráfego. Materializa um dos ideais da ABRAPSIT de formação e educação continuada de alto nível, cumprindo com o papel de subsidiar os estudos e as discussões necessários para o bom desempenho da prática psicológica diária, tornando-se um diferencial àqueles que aplicarem de forma efetiva os conhecimentos adquiridos. Cada uma dessas mentes brilhantes e mãos habilidosas que nesta obra depositaram seus conhecimentos e compartilham com todos os seus ensinamentos pela busca de um trânsito justo e pacificado, deve ser reconhecido e saudado como um verdadeiro agente de transformação.

Manual de Psicologia do Trânsito

postado em 25 de mai. de 2018 22:53 por Fábio de Cristo   [ 7 de ago. de 2020 19:43 atualizado‎(s)‎ ]

Manual de Psicologia do Trânsito
Autores: Roberto Moraes Cruz, Paulus A. J. M. de Wit, Caroline Zaneripe de Souza
Referência: 2017, Editora NILAPRESS
Descrição: Este Manual tem por objetivo ampliar conhecimentos teóricos e técnicos em Psicologia do Trânsito. Pretende auxiliar na formação de psicólogos que atuam ou pretendem atuar no contexto do Trânsito, tendo em vista a necessidade de novos materiais de referência técnico-cientifica sobre Psicologia do Trânsito no mercado editorial brasileiro. Os assuntos discutidos neste Manual poderão ser úteis, não só para os profissionais psicólogos, mas especialmente para os estudantes de cursos de graduação e pós-graduação que necessitam de aprimoramento conceitual e subsídios teóricos para compreenderem as oportunidades de investigação e intervenção no âmbito da Psicologia do Trânsito.

Projetos de Educação para o Trânsito

postado em 28 de jul. de 2017 09:40 por Fábio de Cristo   [ 28 de jul. de 2017 19:40 atualizado‎(s)‎ ]

Projetos de Educação para o Trânsito
Organizadora:
Alessandra Sant´Anna Bianchi
Referência: 2016, 270 p., Editora CRV
Descrição: O livro reúne os esforços de profissionais de norte a sul do país que têm se empenhado em, ao longo dos anos, promover a segurança de trânsito trabalhando com a temática no contexto educativo. A maior parte dos projetos foi desenvolvida no ensino fundamental, no entanto há experiências na educação infantil e com adultos.

Observação: É um livro online (e-book) gratuito, sendo possível baixar no tablet ou no celular por meio do aplicativo da editora. Um cadastro na editora é necessário para acessar o livro e proceder como se fosse comprá-lo, porém não há custo.

Pesquisas sobre comportamento no trânsito

postado em 16 de mai. de 2016 16:29 por Fábio de Cristo   [ 16 de mai. de 2016 16:30 atualizado‎(s)‎ ]

Pesquisas sobre comportamento no trânsito
Organizadores: Hartmut Günther; Fábio de Cristo; Ingrid Neto; Zuleide Oliveira Feitosa
Referência: 2015, 384 p., Casa do Psicólogo 
Descrição: Por que agimos de maneira tão individualista no trânsito? Por que cometemos infrações mesmo sabendo que esse comportamento é inadequado? Quais as maneiras de estimular o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo? Por quais razões, de modo geral, os mototaxistas dirigem tão perigosamente? A realização de avaliação psicológica de motoristas implica necessariamente mais segurança para o trânsito? Essas e outras perguntas remetem à necessidade da adoção de ações efetivas para a promoção de um trânsito mais seguro e harmonioso. Neste livro, o leitor terá contato com pesquisas brasileiras relevantes desenvolvidas no campo da psicologia e de outras áreas do conhecimento (por exemplo, a engenharia, a arquitetura, a sociologia, a medicina entre outras), com enfoque na dimensão comportamental no trânsito. O livro é destinado a estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como aos profissionais de psicologia e de outras esferas do conhecimento que atuam na área de trânsito.

Medo de Dirigir

postado em 16 de mai. de 2016 16:26 por Fábio de Cristo   [ 16 de mai. de 2016 16:27 atualizado‎(s)‎ ]

Medo de Dirigir
Autoras: Yone Xavier Felipe da Fonseca; Cristiane Luise Cordal Süffert
Referência: 2013, 132p., Vetor editora
Descrição: Este livro apresenta as aplicações práticas da Terapia Cognitivo- Comportamental no tratamento do medo de dirigir, voltadas para psicólogos que trabalham em consultórios particulares e/ou instituições (centros de treinamentos). As principais técnicas comportamentais e cognitivas são descritas com detalhes e ilustradas com casos, o uso de meditação e a análise do depoimento de uma pessoa que superou a fobia de trânsito. Uma considerável parcela da população de motoristas, embora possuam a carteira nacional de habilitação, não se sente em condições de enfrentar o trânsito nos grandes centros urbanos. O objetivo é apresentar o modelo de avaliação diagnóstica, as principais técnicas cognitivas e comportamentais mais indicadas por promover resultados eficazes, e o uso da meditação como coadjuvante no processo psicoterápico de tratamento da fobia de trânsito. O livro é indicado para psicólogos, psiquiatras e pessoas interessadas pelo tema. Os principais pensamentos automáticos, crenças disfuncionais e análise funcional do problema foram descritos, assim como estratégias que podem auxiliar no desenvolvimento do repertório comportamental, ajudando o paciente a ser mais flexível em seus esquemas de funcionamento.

1-10 of 43