Bibliografia‎ > ‎Livros‎ > ‎

Nacionais

Projetos de Educação para o Trânsito

postado em 28 de jul de 2017 09:40 por Fábio de Cristo   [ 28 de jul de 2017 19:40 atualizado‎(s)‎ ]

Projetos de Educação para o Trânsito
Organizadora:
Alessandra Sant´Anna Bianchi
Referência: 2016, 270 p., Editora CRV
Descrição: O livro reúne os esforços de profissionais de norte a sul do país que têm se empenhado em, ao longo dos anos, promover a segurança de trânsito trabalhando com a temática no contexto educativo. A maior parte dos projetos foi desenvolvida no ensino fundamental, no entanto há experiências na educação infantil e com adultos.

Observação: É um livro online (e-book) gratuito, sendo possível baixar no tablet ou no celular por meio do aplicativo da editora. Um cadastro na editora é necessário para acessar o livro e proceder como se fosse comprá-lo, porém não há custo.

Pesquisas sobre comportamento no trânsito

postado em 16 de mai de 2016 16:29 por Fábio de Cristo   [ 16 de mai de 2016 16:30 atualizado‎(s)‎ ]

Pesquisas sobre comportamento no trânsito
Organizadores: Hartmut Günther; Fábio de Cristo; Ingrid Neto; Zuleide Oliveira Feitosa
Referência: 2015, 384 p., Casa do Psicólogo 
Descrição: Por que agimos de maneira tão individualista no trânsito? Por que cometemos infrações mesmo sabendo que esse comportamento é inadequado? Quais as maneiras de estimular o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo? Por quais razões, de modo geral, os mototaxistas dirigem tão perigosamente? A realização de avaliação psicológica de motoristas implica necessariamente mais segurança para o trânsito? Essas e outras perguntas remetem à necessidade da adoção de ações efetivas para a promoção de um trânsito mais seguro e harmonioso. Neste livro, o leitor terá contato com pesquisas brasileiras relevantes desenvolvidas no campo da psicologia e de outras áreas do conhecimento (por exemplo, a engenharia, a arquitetura, a sociologia, a medicina entre outras), com enfoque na dimensão comportamental no trânsito. O livro é destinado a estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como aos profissionais de psicologia e de outras esferas do conhecimento que atuam na área de trânsito.

Medo de Dirigir

postado em 16 de mai de 2016 16:26 por Fábio de Cristo   [ 16 de mai de 2016 16:27 atualizado‎(s)‎ ]

Medo de Dirigir
Autoras: Yone Xavier Felipe da Fonseca; Cristiane Luise Cordal Süffert
Referência: 2013, 132p., Vetor editora
Descrição: Este livro apresenta as aplicações práticas da Terapia Cognitivo- Comportamental no tratamento do medo de dirigir, voltadas para psicólogos que trabalham em consultórios particulares e/ou instituições (centros de treinamentos). As principais técnicas comportamentais e cognitivas são descritas com detalhes e ilustradas com casos, o uso de meditação e a análise do depoimento de uma pessoa que superou a fobia de trânsito. Uma considerável parcela da população de motoristas, embora possuam a carteira nacional de habilitação, não se sente em condições de enfrentar o trânsito nos grandes centros urbanos. O objetivo é apresentar o modelo de avaliação diagnóstica, as principais técnicas cognitivas e comportamentais mais indicadas por promover resultados eficazes, e o uso da meditação como coadjuvante no processo psicoterápico de tratamento da fobia de trânsito. O livro é indicado para psicólogos, psiquiatras e pessoas interessadas pelo tema. Os principais pensamentos automáticos, crenças disfuncionais e análise funcional do problema foram descritos, assim como estratégias que podem auxiliar no desenvolvimento do repertório comportamental, ajudando o paciente a ser mais flexível em seus esquemas de funcionamento.

Tópicos especiais em terapia cognitivo-comportamental

postado em 14 de jun de 2015 08:36 por Fábio de Cristo   [ 14 de jun de 2015 08:39 atualizado‎(s)‎ ]

Tópicos especiais em terapia cognitivo-comportamental
Organizadores: Neri M. Piccoloto; Ricardo Wainer; Luciane Piccoloto
Referência: 2008, 358p., Casa do Psicólogo
Descrição: Os autores explicam a utilização das técnicas de terapia cognitivo-comportamental com: casais, crianças, no tratamento de transtornos compulsivos, no medo de dirigir, no tabagismo, nos transtornos de humor, entre outros. São apresentados exemplos de situações clínicas que certamente muito auxiliarão o terapeuta em sua prática. 
Observação: O capítulo 5 aborda a "Terapia Cognitivo-Comportamental e Medo de Dirigir ".

Psicologia da reabilitação - Perspectivas teóricas, metodológicas e práticas

postado em 14 de jun de 2015 08:10 por Fábio de Cristo   [ 14 de jun de 2015 08:11 atualizado‎(s)‎ ]

Psicologia da reabilitação - Perspectivas teóricas, metodológicas e práticas
Organizadoras: Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de Araujo; Elizabeth Queiroz
Referência: 2015, 358p., Liber Livro Editora Ltda
Descrição: O livro reúne, em quinze capítulos, contribuições significativas de um conjunto de autores compromissados com a qualidade da assistência e da investigação científica. Todos primam por trajetórias profissionais em instituições renomadas nos cenários nacional e internacional. Disseminando conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos, esses estudiosos compartilham experiências relevantes para profissionais de diferentes categorias em sua atuação no contexto de reabilitação. A abrangência temática e a diversidade de enfoques adotados também revelam elementos essenciais para uma agenda de pesquisa nessa área.
Observação: O capítulo 14 aborda a "Psicologia social e ambiental: contribuições para o campo da reabilitação em saúde", em que se discute como a psicologia social e ambiental pode contribuir no processo de prevenção de acidentes de trânsito e de reabilitação das vítimas. Para isso, alguns conceitos são apresentados e suas aplicações são ilustradas por meio dos acidentes com motociclistas. Dessa maneira, espera-se (re)pensar ou ampliar o leque de intervenções do psicólogo, como também subsidiar as intervenções de outros profissionais (e.g., enfermeiro, assistente social, médico e gestor hospitalar) com base na psicologia.

Trânsito, cidadania, educação: As experiências do Ciranda do Trânsito

postado em 22 de jun de 2014 23:12 por Fábio de Cristo   [ 22 de jun de 2014 23:15 atualizado‎(s)‎ ]

Trânsito, cidadania, educação: As experiências do Ciranda do Trânsito
Organizadora: Alessandra S. Bianchi
Referência: 2013, p. 252, 
Conselho Regional de Psicologia 8ª Região

Trânsito e mobilidade humana: Psicologia, educação e cidadania

postado em 12 de fev de 2013 04:06 por Fábio de Cristo   [ 17 de fev de 2013 05:37 atualizado‎(s)‎ ]

Trânsito e mobilidade humana: Psicologia, educação e cidadania (livro disponível online)
Organizadores: Clair Ana Mariuza; Lucio Fernando Garcia.
Referência: 2010, 129p., Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul
Descrição: Organizado pela Comissão de Psicologia do Trânsito e Mobilidade Humana do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, constituída por psicólogos e profissionais de diversas áreas do conhecimento técnico e científico, representando diversas instituições ligadas ao trânsito. O livro aborda várias temáticas: psicologia, trânsito e mobilidade humana; mídia e trânsito; urbanismo e trânsito; estatísticas do trânsito; e as ações de várias instituições ligadas ao trânsito em nosso Estado. É resultado do I Encontro sobre Trânsito e Mobilidade Humana no Rio Grande do Sul.

Psicologia e trânsito: Reflexões para pais, educadores e (futuros) condutores

postado em 12 de dez de 2012 12:02 por Fábio de Cristo   [ 18 de jan de 2015 16:22 atualizado‎(s)‎ ]

Psicologia e trânsito: Reflexões para pais, educadores e (futuros) condutores
Autor: Fábio de Cristo
Referência: 2012, 126p., Editora Casa do Psicólogo
Descrição: O livro aborda diversas questões relacionadas ao comportamento das pessoas neste importante ambiente social. Os textos são “propostas de reflexão” elaboradas a partir de conhecimentos da ciência psicológica, observações do cotidiano e notícias divulgadas nos meios de comunicação, aliada a uma linguagem não técnica, acessível e interativa. Este livro contribui para preencher uma lacuna importante em matéria de educação, na forma como se transmitem os conteúdos, além de colaborar com a difícil tarefa de instruir os outros e a si mesmo para a boa convivência e a segurança no trânsito. É leitura indispensável para os jovens que ainda não dirigem ou que estão perto de adquirir sua habilitação; para o pai que quer orientar o seu filho sobre como se comportar no trânsito e como material complementar para professores e instrutores estimularem o debate em sala de aula.

Avaliação psicológica nos contextos educativo e psicossocial

postado em 15 de out de 2012 20:35 por Fábio de Cristo   [ 14 de jun de 2015 08:13 atualizado‎(s)‎ ]

Organizadoras:  Evely Boruchovitch; Acácia Aparecida Angeli dos Santos; Elizabeth do Nascimento 
Referência: 2012, 336p., Editora Casa do Psicólogo
Descrição: Este livro é mais um dos frutos do trabalho conjunto de membros do Grupo de Trabalho Pesquisa em Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), no biênio 2010-2012. Com o objetivo de apresentar aos interessados pela avaliação psicológica o conhecimento acumulado e o estado da arte dos últimos anos, nos contextos educativo e psicossocial, a obra provê o leitor com textos sobre temas clássicos e sempre relevantes, bem como com capítulos sobre tópicos novos e provocadores.
Observação: O capítulo 12 aborda a "Avaliação da atenção no contexto da psicologia do trânsito: análise das publicações na área".

Dicionário histórico de instituições da psicologia no Brasil

postado em 7 de out de 2012 15:28 por Fábio de Cristo   [ 17 de fev de 2013 05:37 atualizado‎(s)‎ ]

Dicionário histórico de instituições da psicologia no Brasil (livro disponível online)
Organizadora: Ana Maria Jacó-Vilela
Referência: 2011, 549p., Editora Imago/ Conselho Federal de Psicologia
Descrição: Este Dicionário é um projeto do Grupo de Trabalho de História da Psicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) em parceria com o Conselho Federal de Psicologia.
Observação: Contém um verbete sobre o "Departamento de Trânsito (DETRAN)", destacando a importância deste órgão na institucionalização e expansão da psicologia do trânsito, de maneira específica, e da psicologia, de maneira geral (ver p. 177-179).

1-10 of 36