Bibliografia‎ > ‎Livros‎ > ‎Nacionais‎ > ‎

Álcool e Direção: Beber ou Dirigir. Um guia prático para educadores, profissionais da saúde e gestores de políticas públicas

postado em 24 de abr de 2012 10:05 por Fábio de Cristo   [ 17 de fev de 2013 05:38 atualizado‎(s)‎ ]
Álcool e Direção: Beber ou Dirigir. Um guia prático para educadores, profissionais da saúde e gestores de políticas públicas (livro disponível online)
Organizadores: Sérgio Dualibi; Ilana Pinsky; Ronaldo Laranjeira
Referência: 2010, 128p., Editora Unifesp
Descrição: Este livro contém resultados de estudos realizados em várias cidades brasileiras por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, integrantes do Instituto Nacional de Políticas de Álcool e Drogas (Inpad) do CNPq, que, a partir de metodologias internacionalmente consagradas, realizaram pesquisas no campo da bebida e direção, utilizando-se de um questionário e da aplicação de bafômetros em motoristas que circulavam em grandes vias de tráfego dos municípios avaliados. Para ampliar o acervo de conhecimento sobre o assunto, este “guia” também traz uma pesquisa sobre vítimas fatais do beber e dirigir, realizada por colegas da Universidade de São Paulo, USP. Contém também todo um conjunto de evidências científicas internacionalmente consagradas referentes ao tema, numa linguagem acessível e fácil de ler. Consideramos também o impacto do primeiro ano da Lei 11.705, a “Lei Seca”, sobre o número de motoristas dirigindo alcoolizados (por meio de duas pesquisas comparativas, antes e após a lei) e sua eficácia em relação aos acidentes de trânsito e mortes nas cidades onde a lei foi devidamente implementada e fiscalizada. O fim de cada capítulo apresenta um “Guia de Consulta Rápida” que resume os mais importantes pontos abordados em cada segmento do livro, servindo de roteiro prático para educadores, profissionais da saúde e gestores de políticas públicas.