Especialização
O CFP tem instituído, desde 2000, várias resoluções que regulamentam o Título de Especialista em Psicologia, assim como as formas de obtê-lo. As resoluções foram aperfeiçoadas, sendo as mais atuais de 2007:
Ao buscar um estabelecimento para cursar a sua especialização, o psicólogo deverá se informar/pesquisar sobre a situação desta instituição junto ao CFP. Isto porque, conforme as resoluções acima, para o devido reconhecimento do título, o curso deverá preencher alguns critérios, dentre eles:
A oferta de cursos de especialização em psicologia do trânsito tem aumentado quantitativamente nos últimos três anos em nosso país. A resolução CONTRAN nº 267, publicada em 2008, contribuiu bastante para isso, ao tornar a obtenção daquele título um dos requisitos obrigatórios para o psicólogo ser credenciado pelos DETRANs. Essa resolução encontra-se revogada com a publicação da resolução CONTRAN n° 425, atualmente em vigor.
Simultaneamente, além de contribuir para formar psicólogos para atuar no contexto da habilitação de condutores, as especializações estão colaborando para ampliar a compreensão de muitos (futuros) psicólogos sobre a psicologia do trânsito.
A partir das diversas disciplinas ofertadas nestes cursos, evidencia-se que a área não se restringe à avaliação psicológica de motorista - enquanto atividade de trabalho - ou às clínicas credenciadas - enquanto contextos de atuação.
O papel das especializações tem sido, portanto, instrumentalizar o profissional com ferramentas teóricas e técnicas - seja da própria psicologia ou áreas afins -, capacitando-o minimamente para trabalhar nos diversos setores do trânsito e transporte, atendendo às necessidades de segurança e qualidade de vida das pessoas em seus deslocamentos.
As especializações, desta forma, estão possibilitando a construção das bases para a ampliação do campo de trabalho do psicólogo do trânsito e para o desenvolvimento de práticas inovadoras. Capacitação O curso de capacitação para psicólogo perito examinador de trânsito é um dos requisitos obrigatórios para que o profissional seja credenciado junto aos Departamentos de Trânsito (DETRANs) em nosso país.
A carga horária mínima desses cursos é de 180hs. Deverão ser ministrados por instituições de ensino superior de psicologia, reconhecidas pelo Ministério da Educação. O conteúdo programático deverá ser multidisciplinar, dentro das seguintes áreas de estudo:
Importante:
Fique por dentro:
|